Você sabia que a área de vendas é o carro chefe de um Banco? A linha de frente é quem traz resultados financeiros para manter ele em funcionamento. Claro que todas outras áreas são importantes e essenciais mas se não tiver correntistas, financiamentos, consórcios, investimentos entrando não tem o que auditar, não tem processo operacional para fazer e não tem o que cobrar ou seja a função de um gerente de vendas é extremamente vital para o Banco.

E sabe o que é pior? Com as cobranças excessivas do dia dia as vezes você pode esquecer da sua real importância e é isso não pode acontecer! Porque acredite, você é peça fundamental dentro do Banco. Mas assim como qualquer outra área, qualquer outra profissão são utilizadas técnicas. E as pessoas acham que para trabalhar com vendas basta conhecer o produto que vai vender e pronto. Mas na prática não é bem assim que funciona.

Até porque o banco contrata pessoas das mais diversas formações, contrata pessoas formadas em administração, ciências contábeis, jornalismo…ai ele dá uma carteira de clientes e diz: Olha aqui é sua mesa, aqui está a sua carteira de clientes e sua meta de vendas é essa. Não é assim? E na faculdade até onde eu sei não existe nenhuma matéria de VENDAS, por isso você precisa se especializar.

Já ouvi algumas pessoas dizerem que qualquer pessoa pode ser gerente de banco, mas na prática não é bem assim, porque a pessoa tem que saber vender, afinal um gerente de banco é medido pelos resultados das suas vendas e para você ser um bom gerente de vendas de produtos financeiros você precisa de técnicas, assim como qualquer outra atividade. Por exemplo, alguém decide correr na maratona da são silvestre que acontece todo ano aqui em SP. Ela pensa, eu sei correr, eu jogo bola toda semana, tenho bastante folego… vou me inscrever nessa maratona. E ai o que acontece? Essa pessoa não consegue nem completar a prova. E porque isso acontece? Porque até mesmo para correr existem técnicas, os maratonistas tem estratégias de velocidade, técnica de respiração, técnica de pisada no solo, sabem o momento certo de se hidratar, tem que estar com calçado adequado para não lesionar as articulações e treinar, aliás muito treino…e a área de vendas é a mesma coisa. Você precisa de muitas técnicas, e muito treino para chegar no seu objetivo.

E não importa se a sua carteira é Pessoa Física ou Jurídica. Você precisa se especializar e entender como funciona o processo de decisão de compra na cabeça dos clientes.

E eu vou te falar agora para você 6 grandes motivos pelo qual você precisa de um curso de vendas:

Motivo número 1 – Segundo o sindicato dos bancários, Dados obtidos no INSS revelam que de 2009 a 2017, a quantidade de trabalhadores de bancos afastados por transtornos mentais cresceu 61,5%

Onde eu quero chegar mostrando isso para você, é que se você não tiver habilidade na sua função ou seja, habilidade em vender, sua meta vai deixar de ser o compromisso que você tem que entregar para o banco para se tornar um tortura psicológica. A partir do momento que você começa a trabalhar com técnicas o seu trabalho vai fluir de uma forma muito mais natural.

Motivo número 2 – Crescimento pessoal

Jeff o CEO e fundador da Amazon costuma falar que “somos as escolhas que fazemos”.

E vendas se trata de comunicação. Comunicação defasada, sem técnicas, sem paixão, sem seguir processos, cai por terra.

Alguns gerentes de banco que não se reinventam podem ter sido destaques tempos atrás, mas novos tempos exigem novas atitudes.

Motivo número 3 – Diferencial na busca de um novo emprego

Quando se trata da procura por um novo emprego, o que será um diferencial, além de experiência, são as ferramentas que você pode utilizar, aumentando consideravelmente seu potencial para a vaga. Um curso de vendas pode ser efetivo e contar como uma “estrela” a mais para o currículo ou Linkedin.

Motivo número 4 – Compromisso com a sua carreira no Banco

Fazer um curso de vendas demonstra um compromisso profissional e uma dedicação que visa a excelência. Isso pode impressionar positivamente os seus líderes, especialmente quando você começar a trazer resultados. Seria interessante bater um papo depois com o seu líder e dizer quais foram os maiores aprendizados do curso. Isso fará todo um diferencial na percepção que ele tem de você.

Motivo número 5 – Crescimento das Fintechs

Ainda com alguns entraves, mas com um crescimento acelerado as Fintechs estão ganhando forças (imagens de fintechs) A desconcentração bancária do sistema financeiro no Brasil vai se intensificar entre três e cinco anos. Isso se deve a gratuidade ou preços menores e um portfólio completo de soluções financeiras que as fintechs podem oferecer. Dessa forma a fatia de clientes será menor e isso restará em fechamento de agências e pontos de atendimento, saiu na isto é dinheiro que o presidente do Bradesco afirma que o Nubank é uma ameaça e lembrou que o Bradesco fechou 457 agências em 2016, 200 em 2017 e 150 unidades em 2018. E mais notícias sobre o assunto.. Isso significa que só permanecerão os melhores, aqueles que conseguem entregar resultados.

Motivo número 6 – Avanço de tecnologia

Muita gente fala assim ah pra vender é só identificar o perfil do cliente e adequar o melhor produto. Deixa eu contar uma coisa, existe uma tecnologia chamada BI (Business Inteligente) hoje os sistemas dos Bancos já conseguem analisar o perfil do cliente e adequar o melhor produto, alguns bancos já disparam e-mails direto para o cliente oferecendo produto que se adequa aquele perfil.

O banco te contratou para fazer o que o computador não faz que é saber encantar, persuadir um cliente e essa é a sua função que você precisa desempenhar da melhor forma

E a persuasão deve ser usada com muita ética, persuadir pessoas não é enganar. No mundo dos negócios ela é usada para vender, para fazer uma empresa crescer. A todo momento somos persuadidos, vou dar um exemplo a Coca cola, eles fazem comercias lindos com pessoas felizes e saudáveis vejam…

Ai eu te pergunto você já viu a quantidade de açúcar e sódio que a coca cola tem? Você acha que faz bem para a saúde? Claro que não…Mas coca cola é milionária porque, porque ela sabe fazer marketing, ela sabe vender o seu produto independente se ele é bom ou não, se é saudável ou não.

E já vi muito gerente de banco falando “Ah esse produto aqui do Banco consorcio não é bom”, a questão aqui não é se o produto é bom ou não, até porque o que é muito bom se vende sozinho.

Então se você está na área comercial e quer crescer profissionalmente você precisa mudar alguns conceitos de vendas e entender que as pessoas mais bem sucedidas que eu conheço que trabalham em banco utilizam e utilizam muito técnicas de vendas e persuasão.