1 – Cumprimente o cliente com um aperto de mão e não esqueça de manter o contato visual. É uma interação social básica que embora simples, veicula rapidamente questões associadas a memória tátil, capacidade social e harmonia.
2 – Ofereça água ou café independente do segmento/renda da carteira que você atende! Assim você mostrará ao cliente que você está preocupado com o bem estar dele. Se o café e a água ficar distante da sua mesa compre um garrafa térmica e uma jarra de água e deixe próximo a você. Peça para a moça do café sempre abastecer a sua garrafa, ela fará isso sem problema algum.
3 – Se você atende pessoalmente os clientes, enquanto você consulta a conta do cliente faça um raio X dele: Veja se é casado (a), se usa óculos, porte atlético, se está com camisa ou chaveiro de time, se é vaidoso.. tente criar uma conexão puxando algum assunto de interesse ou falando algo sobre você ou algum acontecimento relacionado a uma característica relevante que você observou nele.
4 – Antes de ligar para um cliente, faça uma breve análise da conta e observe alguns detalhes como data de aniversário, se é cliente há muitos anos, contratos que estão prestes a terminar e comece a ligação com esse tipo de tema por exemplo;
4 – Coloque um porta retrato da sua família em sua mesa, muito provavelmente poderá gerar uma conexão se na foto tiver crianças ou animais de estimação.
5 – Sempre chame seu cliente pelo nome, isso faz com que as pessoas se sintam bem e valorizadas pelo outro. Dessa forma você demonstra interesse e consideração, gerando o sentimento de que ela é realmente importante para você. Evite as palavras senhor e senhora, use sempre o nome da pessoa.
6- Pesquise a rede social dos seus clientes, alguns perfis são abertos fica fácil ver se a pessoa tem filhos, se pratica algum esporte, se já viajou para algum lugar, qual time torce, preferencia política..enfim tendo alguma dessas informações fica mais fácil engatar um assunto de interesse.